Correio Popular Notícia


QUEIMADAS
Rondônia registra quase 800 focos em três dias

Data da notícia: 2016-07-27 09:52:50
Foto:

(Da Redação) Nos últimos três dias, Rondônia registrou 767 focos de calor, segundo o Núcleo de Pesquisa e Monitoramento do Ibama/Prevfogo. A capital, Porto Velho, é responsável por 378 focos, seguida de Candeias do Jamari com 86. Nova Mamoré aparece com 84.
Por conta disso, o Corpo de Bombeiros está intensificando os trabalhos para combater as queimadas e ainda pede que a população se conscientize sobre os prejuízos causados pela ação.
Além de riscos de incêndios de grandes proporções, a fumaça ainda pode gerar superlotação nas unidades de saúde. A coordenadoria do Corpo de Bombeiros explica que nesta época, em que aumentam os números de queimadas, cresce também o número de intoxicação, aumentam os casos de doenças respiratórias, e as principais vítimas são crianças, principalmente recém-nascidos.
Outro risco lembrado pelo Corpo de Bombeiros é redução da visibilidade dos motoristas em rodovias, o que pode ocasionar e elevar os acidentes de trânsito com grandes proporções.

Como o período de estiagem em todo estado ainda segue por ao menos mais dois meses, os números tendem a aumentar. Em termos comparativos, no ano de 2015, foram confirmados 6.129 focos de queimadas apenas no mês de setembro.
Para a médica pediatra Mara Franco, os casos de doenças respiratórias como, gripes, resfriados, asma brônquica começam a surgir do fim de julho e início de agosto. Setembro chega ao ápice.
Diante disso, a procura por atendimento nas unidades de saúde ainda está tímida. ?Nosso atendimento ainda está reduzido, mas sabemos que a partir do próximo mês, se continuar da forma que está, a tendência é aumentar. Os pais começam a se preocupar mais, porque é uma gripe que não sara, a criança vai ficando sem querer se alimentar, com dificuldade para respirar e isso vai preocupando os pais e lotando as unidades de saúde?, afirma a médica.
Além dos problemas respiratórios, o tempo seco pode causar irritações nos olhos, nariz, garganta e pele. A garganta pode ficar seca, a voz rouca, com possibilidade de inflamação na faringe. Por isso, a recomendação é ingerir bastante água, em especial crianças e idosos. ?A hidratação pode ser feita também com os sucos de frutas naturais, água de coco, verduras e frutas suculentas?, ensina Mara Franco.

Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1136 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.